Como funciona a tatuagem? Entenda o processo de pigmentação da pele
Tatuagens são consideradas por muitos como artes no corpo, e crescem em popularidade e tendência com o passar dos anos. Confira como funciona a tatuagem, abaixo.
As tatuagens existem há mais de 3 mil anos, e neste século elas têm ficado cada vez mais populares, principalmente com a diminuição do preconceito que havia em relação às pessoas tatuadas.
Se você está pensando em fazer uma tatuagem, ou já possui alguma e tem curiosidade em saber como é a reação do seu corpo ao processo, continue conosco que vamos explicar como funciona a tatuagem.
Fazer tatuagem dói?
Essa é a principal dúvida de quem busca entender como funciona a tatuagem no corpo e o processo de realização de uma tattoo.
Fazer tatuagem pode ser, sim, um processo doloroso para algumas pessoas, já que a ponta da máquina utilizada para o processo é literalmente uma agulha especial para esse tipo de trabalho. Essa agulha pode ser superfina, fina, grossa ou de preenchimento e todas elas podem ser usadas para fazer uma única tatuagem, dependendo do desenho.
Por que a tatuagem não sai?
O tatuador “molha” a ponta da agulha no pigmento (tinta), e com um pouco de tinta perfura a região da pele conhecida como derme, que fica logo abaixo da camada mais externa e superficial da pele, a epiderme. A perfuração faz com que a tinta seja injetada cerca de 2mm abaixo da superfície da pele.
A tinta entra de maneira tão profunda que, diferente da tatuagem temporária, conhecida como tatuagem de hena, que é feita sob a pele, a tatuagem convencional é para sempre.
Para fazer o desenho são abertos micro ferimentos feitos pela agulha do tatuador, que perfura o corpo fazendo com que fique com uma “ferida aberta”.
A tinta é prejudicial?
Um estudo publicado Journal of Experimental Medicine (Ref.11) explicou porque as tintas das tatuagens são tão resistentes.
Os pesquisadores descobriram — em experimentos conduzidos em ratos — que células imunológicas consomem gotas de tinta das tatuagens. Quando essa célula cheia de tinta morre, essa tinta é liberada e “engolida” por outra, criando um contínuo ciclo de proteção do pigmento da tatuagem.
Apesar de ser cada vez mais popular e haver poucos casos de complicações em pessoas que fizeram uma tatuagem, a maioria dos casos “problemáticos” está relacionado à má higienização no local do desenho e também à falta de esterilização dos equipamentos utilizados por quem fez a tatuagem.
Outro ponto que é sempre discutido e perguntado por aí, é sobre o pigmento invadir a corrente sanguínea e existe a suspeita de que, com o passar dos anos, ela possa causar câncer. Contudo, estudos sobre os riscos associados às tintas depositadas na corrente sanguínea ainda não são conclusivos.
Como o corpo reage à tatuagem?
A cicatrização da pele se dá como qualquer outro machucado que tenha acontecido no seu corpo, como um ralado ou uma queimadura, é dessa forma como o corpo reage a tatuagem. Ela envolve 3 etapas bem distintas, sendo elas: a fase inflamatória, a fase proliferativa e a fase de maturação.
O processo de cicatrização do local começa logo após você terminar a sua tattoo. Algumas ocorrências comuns após o procedimento são:
● vermelhidão ao redor da região, devido às agulhadas;
● irritação da pele, devido ao processo invasivo;
● um pouco de sangue saindo do local;
● inchaço;
● uma vontade infinita de coçar;
● formação das famosas casquinhas.
Nessa fase, é importante contar com boas opções de cremes e soluções restauradoras da pele, para garantir a hidratação e evitar o descascamento.
Cuidados necessários após fazer a tatuagem
Como você já viu aqui, a tatuagem é uma ferida aberta que pode expor seu corpo a bactérias e outros microrganismos que possam entrar em contato com a pele durante o processo de cicatrização da sua tatuagem. Portanto, aqui vão alguns cuidados necessários para que não ocorra nenhuma complicação:
- faça a higienização correta com água corrente e sabão neutro e seque bem o local;
- Siga as orientações de seu tatuador e use um bom creme hidratante quando sua pele já estiver integra. O Bepantol® Derma Multirrestaurador é uma excelente opção de hidratante;
- caso seja recomendado pelo tatuador, use papel filme para cobrir a tatuagem;
- alimente-se de maneira saudável, porque isso ajuda na cicatrização;
- não coce a região;
- evite praias, rios e lagos, e principalmente o contato com o sol, pois pode prejudicar a cicatrização e até a pigmentação, deixando sua tatuagem sem vida;
- não retire as casquinhas.
Neste momento pós tattoo, seguir as orientações do profissional tatuador e hidratar bem a região da tatuagem são ações essenciais. Os produtos da Bepantol® Derma auxiliam no cuidado antes e após realizar a tatuagem e além de que contribuem para manter a pigmentação na pele, assim, sua tattoo dura mais tempo!
Leia mais: Cuidados Depois de Fazer Tatuagem
Mesmo não sendo algo tão comum de ocorrer, tome cuidado para não ralar o local da tatuagem. Caso você se machuque ou aconteça algo como cair e se ralar, isso pode acabar removendo parte ou todo o desenho, dependendo da gravidade, da profundidade e extensão do ferimento.
Agora você entende um pouco melhor como funciona a tatuagem e o processo para aplicação da arte permanente no corpo. Se quer fazer ou já fez uma tattoo, tome os cuidados certos após a realização. Confira a linha de produtos para cuidar de uma pele tatuada da Bepantol® Derma!