Devido às suas características especiais, a pele seca, sensível e reativa necessita de cuidados para mantê-la sempre saudável
O ressecamento excessivo da pele pode deixá-la seca, sensível e reativa, e pode ser originado por fatores externos como frio excessivo, ou, por uma doença crônica como a dermatite atópica.
A pele sensível pode manter-se ressecada, irritada, coçando e se sensibilizar facilmente, tendendo a surgir ou piorar, quando a mesma entra em contato com certas substâncias ou condições, como: banho quente, poeira, detergentes, produtos de limpeza em geral, roupas de lã e de tecido sintético, baixa umidade do ar, frio intenso, calor e transpiração, infecções, estresse emocional, alimentos.
A chave para o controle é evitar ou reduzir a exposição aos fatores expostos acima, e restabelecer a barreira de proteção natural da pele. O uso de hidratantes específicos com prebiótico proporciona o equilíbrio do microbioma (população de microorganismos) cutâneo, prevenindo o aumento de microrganismos “ruins” (causadores de doenças) e mantendo as características importantes da pele, como o pH e a integridade da barreira cutânea.
O uso do hidratante deve ser diário e contínuo, aplicado pelo menos duas vezes ao dia, com a pele úmida, em até 3 minutos após o banho, o qual preferencialmente deve ser morno para frio, com uma duração média de 5 a 10 minutos, sem bucha.
Estes cuidados com a pele seca, sensível e reativa podem ser utilizados para evitar as crises de ressecamento excessivo da pele. Consulte o seu dermatologista especialista para saber mais.