Os lábios, por serem uma das áreas mais sensíveis do nosso corpo, são frequentemente alvos do ressecamento, principalmente em condições climáticas adversas, como no inverno, quando o ar fica mais seco, ou em mudanças repentinas de temperatura. O problema não é apenas estético, já que ferimentos como rachaduras podem aparecer. Por isso, manter os lábios hidratados é fundamental. A seguir, você confere porque isso acontece e como podemos manter nossos lábios macios e saudáveis em todas as estações do ano.
Lábios ressecados: como evitar?
O ressecamento labial pode ser causado por diversos fatores. Quando há mudança repentina de temperatura, por exemplo, os lábios podem começar a soltar aquela famosa “pelinha”, levando você a lamber os lábios na tentativa de hidratá-los. Neste caso, ocorrem duas situações que agravam o ressecamento:
- O frio, o vento e o sol podem retirar a umidade natural dos lábios.
- Ao lamber os lábios, a saliva, que tem pH ácido, não consegue hidratá-los[1]. Na verdade, ela pode prejudicar a cicatrização e agravar a situação, causando mais feridas profundas e inflamação.
Produtos recomendados para cuidados com os lábios
Entre as principais dicas para manter os lábios hidratados e saudáveis, o uso de um bom hidratante labial e de um protetor labial é fundamental, especialmente em regiões com clima seco e muito sol. O Bepantol® Derma Regenerador Labial possui vitamina E, um poderoso antioxidante, e alta concentração de dexpantenol (pró-vitamina B5), que proporciona hidratação intensa e restauração profunda dos lábios. Já o Bepantol® Derma Protetor Labial Diário oferece hidratação intensa e prolongada com alta proteção contra os raios UVA e UVB, com FPS 50. Ambos os produtos são complementares e ajudam a combater o ressecamento dos lábios.
Dicas para manter os lábios saudáveis
Para manter os lábios saudáveis, o ideal é adotar um conjunto de ações. Além do uso do hidratante labial, alguns hábitos complementares contribuem para evitar o ressecamento:
- Beber bastante água: A hidratação interna é essencial para a saúde dos lábios.
- Evitar lamber os lábios: Lamber os lábios agrava o problema do ressecamento.
- Evitar produtos labiais com fragrâncias e corantes: Esses ingredientes podem causar irritação e alergias[2].
- Esfoliar os lábios suavemente: A esfoliação remove as células mortas e ajuda a renovar a pele dos lábios.
- Utilizar um umidificador: Em ambientes secos, o umidificador pode ajudar a manter a umidade do ar e evitar o ressecamento dos lábios.
Como evitar rachaduras nos lábios em todas as estações do ano
Os dias de muito sol, característicos do verão, podem ser propícios para o ressecamento dos lábios. Por isso, é muito importante utilizar protetor labial com FPS e beber bastante água. Já em dias mais frios, como no inverno, o clima contribui para retirar a umidade dos lábios. A dica é usar hidratantes labiais ricos e evitar lamber os lábios. Nas estações como primavera e outono, a umidade do ar pode variar bastante. Sendo assim, mantenha sempre um hidratante labial à mão.
Rotina diária de cuidados com os lábios
Para manter os lábios saudáveis, adote uma rotina de cuidados diários:
- Pela manhã: Aplique um hidratante labial com FPS antes de sair de casa.
- Ao longo do dia: Reaplique o hidratante labial sempre que sentir os lábios secos.
- À noite: Antes de dormir, aplique mais uma vez o hidratante labial para uma hidratação profunda durante o sono.
Bepantol® Derma é ideal para manter a hidratação labial
Manter os lábios hidratados e saudáveis é fundamental para o bem-estar. Ao seguir as dicas e utilizar os produtos labiais Bepantol® Derma, você terá lábios macios em todas as estações do ano. A hidratação labial deve fazer parte da sua rotina de cuidados com a pele. Confira mais dicas e cuide bem dos seus lábios!
CH-20240912-118
[1] SULYANTO, Rosalyn. DMD, MS, Boston Children's Hospital. Biologia da boca. Disponível em https://www.msdmanuals.com/pt/casa/dist%C3%BArbios-da-boca-e-dos-dentes/biologia-da-boca-e-dos-dentes/biologia-da-boca
[2] MEDICINA UFMG. Cosméticos em exposição ao sol podem causar problemas à saúde no verão. Disponível em <https://www.medicina.ufmg.br/cosmeticos-podem-causar-problemas-a-saude-no-verao/>