Evitar assaduras em bebês é sempre uma grande preocupação de pais e mães. Entenda como prevenir e como aliviar assaduras, caso apareçam.
O que são as assaduras em bebê?
As assaduras de bebês podem ser notadas na pele do seu bebê se ela ficar avermelhada, inchada ou irritada na região da fralda próximo ao bumbum, coxas e genitais. Em alguns casos, pequenas brotoejas podem aparecer. Você também pode notar alterações no comportamento do seu bebê: ele pode parecer mais incomodado do que o normal, especialmente durante as trocas de fralda. Ele pode até chorar quando a área da fralda é lavada ou tocada.
O mais importante é não entrar em pânico em casos de assaduras de bebê. Muitos pais sentem que fizeram algo de errado, mas é importante saber que as assaduras são bem comuns entre os bebês pois sua pele é extremamente sensível.
Quais são as causas das assaduras de bebês?
As causas mais comuns de assaduras de bebês são fraldas, ou roupas de baixo, úmidas em contato com a pele do bebê. O contato com a fralda deixa a pele do bebê mais sensível, enquanto o atrito entre a pele, urina ou fezes deixa a pele mais irritada. Com tudo isso, somado às condições úmidas e quentes encontradas na fralda do bebê, fica fácil entender porque os danos à pele sensível dos bebês são quase inevitáveis.
Nesse caso a barreira protetora da pele é afetada, e isso pode levar à erupção avermelhada e sensível que nós, como pais, tanto tememos.
Como prevenir as assaduras em bebês?
É possível tomar certas medidas para minimizar bastante as chances de seu bebê desenvolver assaduras de fraldas. Troque a fralda com frequência, ou sempre que ela estiver com xixi ou cocô, usando água morna para limpar o bumbum a cada troca. Seque bem e aplique Bepantol® Baby a cada troca para proteger, hidratar e ajudar a fortalecer e recuperar a pele. Deixe seu bebê sem fralda durante um curto período de tempo todos os dias para a pele poder respirar. Caso o seu bebê tenha diarreias frequentes, a causa deve ser avaliada junto ao pediatra pois elas aumentam ainda mais as chances de assaduras. Se as assaduras persistirem mesmo com todos os cuidados, leve o seu filho a um pediatra para acompanhamento.