É relativamente comum encontrar mulheres que sofrem com a diabetes durante boa parte da gestação. Entenda essa doença e a melhor forma de conviver com ela enquanto espera pela criança.
O que é diabetes gestacional?
Diabetes mellitus gestacional é definido como qualquer nível de intolerância a carboidratos, o que gera uma hiperglicemia que pode ser leve ou grave. O diagnóstico sempre acontece durante a gestação.
Só quem tem histórico de diabetes na família pode ter diabetes gestacional?
Não. A herança familiar aumenta o risco, mas também depende da genética do indivíduo e das alterações hormonais.
Qual é a diferença entre diabetes e a diabetes gestacional?
Apenas o momento do diagnóstico. No caso do diabetes gestacional, ele é sempre feito durante a gravidez.
Quais são os principais sintomas?
Normalmente, as grávidas podem relatar sede exagerada, aumento da vontade de ir ao banheiro, mudança excessiva de peso, cansaço, fraqueza e desânimo. O problema é que todos esses sinais também são comuns na gravidez. Portanto, apenas os exames de rastreamento para diabetes gestacional podem dar certeza sobre o diagnóstico.
Além dos doces, quais os alimentos que devo evitar em caso de diabetes?
É fundamental o acompanhamento do nutricionista para o planejamento de uma dieta adequada. No geral, recomenda-se a distribuição dos nutrientes da seguinte maneira: 40% a 50% de carboidratos, 25% a 30% de proteínas e 25% a 30% de gorduras.1
Quem teve diabetes gestacional na primeira gravidez terá nas outras também?
Apesar de as chances serem maiores, não é possível afirmar com certeza.
Quais os problemas que podem acontecer com o meu bebê durante a gravidez? E com a gestante?
Há chance de o bebê crescer mais do que o esperado e pesar acima de 4 kg. Isso aumenta o risco de ter desproporção cefalopélvica, dificultando o parto normal. Também pode ocorrer aumento do líquido amniótico e, em alguns casos, alterações cardíacas e malformações congênitas. Após o nascimento, o bebê tem mais risco de ter hipoglicemia e ter alterações metabólicas e é preciso ter cuidado com a síndrome do desconforto respiratório. Quanto à gestante, ela tem maior risco infeccioso e hipertensão arterial.
Diabetes gestacional pode impedir a amamentação?
De jeito nenhum! A mulher pode amamentar normalmente.
Uma vez com diabetes gestacional, a doença acompanha a mulher o resto da vida?
Não necessariamente. Muitas vezes a doença desaparece algumas semanas pós-parto. O ideal é manter o controle dos níveis glicêmicos e fazer um acompanhamento médico para observar se ela regrediu.
Autor: Bepantol® |
Categoria: Gestação > 5º Mês
Fontes
1 - Diabetes mellitus gestacional. Rev. Assoc. Med. Bras., São Paulo, v. 54, n. 6, p. 477 480, Dec. 2008.