A pele do bebê é delicada e merece cuidados especiais. No entanto, muitas crenças e práticas populares podem não ser as mais adequadas para essa fase tão importante do desenvolvimento. Por isso, devemos desmistificar alguns mitos comuns e oferecer orientações baseadas em evidências científicas para garantir a saúde e o bem-estar da pele do seu pequeno.
É necessário uma higiene infantil segura
A pele do bebê é mais fina e sensível do que a pele de um adulto, com uma barreira protetora ainda em desenvolvimento. Isso a torna mais suscetível a irritações, alergias e desidratação. É fundamental entender essas particularidades para oferecer os cuidados adequados.
Desvendando os mitos sobre cuidados com a pele do bebê
Diversas práticas e ditos populares podem prejudicar a saúde da pele do bebê. Saiba quais são os melhores cuidados:
Banhos diários
Muitas pessoas acreditam que o bebê precisa de banhos diários. No entanto, a frequência ideal varia de acordo com a idade e a atividade do bebê. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, nos primeiros meses, dois ou três banhos por semana podem ser suficientes, especialmente se a pele estiver seca, desde que “se higienize as pregas, o coto umbilical e a área de fraldas, respeitando os hábitos culturais de cada família”. [1]
Sabonetes perfumados
Os sabonetes perfumados e com muitos ingredientes podem irritar a pele delicada do bebê. Opte por sabonetes neutros e hipoalergênicos, formulados especialmente para a pele infantil.
Logo após o banho, a pele deve ser gentilmente seca com uma toalha macia e limpa.
Talco
O uso de talco em bebês não é recomendado pela comunidade médica, pois pode ser inalado e causar problemas respiratórios. Além disso, ele pode obstruir os poros e causar assaduras.[2]
Grandes verdades sobre cuidados infantis
Cuidar da pele do bebê exige atenção e cuidado. Ao seguir as orientações médicas e evitar práticas desnecessárias, você contribui para que a pele do seu pequeno se desenvolva de forma saudável e protegida.
Assaduras é uma questão de higiene
As assaduras são um problema comum em bebês, mas podem ser prevenidas com cuidados adequados. Troque as fraldas com frequência, limpe a região com lenços umedecidos e utilize um creme antiassaduras eficaz, como Bepantol Baby. Se as assaduras persistirem, consulte um pediatra.
Hidratação é fundamental para a pele do bebê
A hidratação regular é fundamental para manter a pele do bebê macia e protegida. Aplique um hidratante sem fragrância logo após o banho, enquanto a pele ainda estiver úmida.
“A escolha do produto deve ser criteriosa para minimizar o risco de irritação, dando preferência aos destinados para esta faixa etária, hipoalergênicos e sem perfumes. Converse com seu pediatra que poderá indicar os produtos mais adequados”, recomenda a Sociedade Brasileira de Pediatria.1
Não se esqueça da proteção solar
A pele do bebê é muito sensível aos raios solares. Evite expor o bebê ao sol diretamente, especialmente entre 10h e 16h. Se precisar sair com o bebê, use roupas com proteção UV e um protetor solar infantil com fator de proteção solar (FPS) alto.
Unhas devem estar sempre bem cortadas
Corte as unhas do bebê regularmente para evitar que ele se machuque e espalhe bactérias. Use um cortador de unhas específico para bebês e arredonde as pontas.
Cuide do ambiente
Mantenha o ambiente do bebê limpo e livre de poeira e ácaros. Utilize roupas de algodão e evite o uso de produtos químicos de limpeza no quarto do bebê.
Quando Consultar um Pediatra
Se a pele do seu bebê apresentar vermelhidão persistente, coceira, erupções cutâneas, bolhas ou qualquer outro sinal de irritação, consulte um pediatra. Ele poderá identificar a causa do problema e indicar o tratamento adequado.
Observação: Este artigo tem caráter informativo e não substitui a consulta a um profissional de saúde.
Saiba mais sobre os melhores produtos de cuidados com a pele
Os cuidados com a pele são fundamentais para a saúde da criança. Para pais de primeira viagem que buscam mais dicas relacionadas à saúde dos recém-nascidos, acesse o nosso blog e confira todos os artigos que selecionamos para orientá-los nesta fase!
[1] Departamento científico de dermatologia. Banho do bebê. Disponível em < https://www.sbp.com.br/especiais/pediatria-para-familias/cuidados-com-o-bebe/banho-do-bebe/>
[2] Departamento científico de dermatologia. Cuidados com a pele e anexos do recém-nascido: da higienização e hidratação ao tratamento. Disponível em < https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/sbp/2024/abril/11/_24424L-GPA_ISBN_-_Cuidado_Pele_e_Anexos_do_RN.pdf >
CH-20240815-48