Motivo de orgulho para os pais, os primeiros dentes do bebê começam a aparecer a partir dos seis meses. Confira abaixo algumas dicas para cuidar da saúde bucal de seu bebê:
Embora não exista uma regra para a erupção dentária, o mais comum é que os primeiros dentes do bebê nasçam no meio da boca, sendo esses chamados de
incisivos centrais, depois, os dentes laterais e, por último, molares e caninos.
Como em outras fases do desenvolvimento, as crianças reagem de diferentes formas ao aparecimento do primeiro dente. Algumas não sentem nada além de um aumento de salivação, já outras podem ficar mais irritadas e sensíveis do que o normal, ou até mesmo apresentar sintomas como febre e diarreia. Os mordedores também ajudam a aliviar dor e a coceira.
Como higienizar os primeiros dentes do bebê?
O hábito de caprichar na limpeza da boca deve começar antes mesmo do aparecimento dos dentes, quando a criança começa a ingerir papinhas e alimentos sólidos (o leite materno é um poderoso protetor bactericida). Até o primeiro ano, a higiene dos primeiros dentes do bebê pode ser feita somente com gaze ou pano de boca umedecido com água filtrada ou dedeiras de silicone, que devem ser lavadas após o uso.
Quando os dentes do fundo começarem a aparecer, a limpeza vai se tornar mais difícil. É a hora de comprar uma escova com cerdas bem macias. Lembre-se de verificar a indicação de idade na embalagem do produto, o que também é válido para o creme dental. Quando você e seu filho já estiverem devidamente equipados é só partir para a escovação. Aqui não há segredo: movimentos circulares nos dentes da frente e de vai e vem nos do fundo.
O dente ainda não veio. E agora?
Algumas crianças chegam ao primeiro ano de idade completamente banguelas. Isso é normal, porém, se passar muito desse prazo sem que o primeiro desponte, vale uma consulta com o especialista, que vai examinar e, se necessário, solicitar exames para avaliar melhor o que pode estar acontecendo. Há também casos mais raros de crianças que já nascem com dentes, o chamado dente neonatal, que também precisa ser avaliado pelo especialista.
É sempre importante frisar que qualquer dúvida relacionada aos dentes pode ser resolvida com uma consulta com o dentista. Não há, aliás, consenso entre os profissionais sobre qual é a melhor hora para procurar um pela primeira vez, se com o aparecimento do primeiro dente ou depois dos dois anos. O importante é estar seguro para ajudar seu filho a manter, desde o início, uma boca saudável.